Novo espetáculo infantil conta com recrutamento da ATC 30/08/2023 - 15:25

A estreia da peça teatral direcionada ao público infantil “Norman, Comedor de Livros”, com direção de Sandro Tueros, ocorreu nesta terça-feira (29), no Teatro Londrina (Memorial de Curitiba). O projeto artístico teve parceria com a Agência do Trabalhador da Cultura (ATC) e demonstra o apoio das estruturas do Governo do Estado ao setor cultural de forma transversal.

A ATC é um projeto pioneiro, iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) em parceria com a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Renda (SETR). Na peça de Sandro Tueros, a ATC serviu como plataforma de recrutamento e trouxe três trabalhadores para a produção: a intérprete de Libras, a assistente e o iluminador. Além disso, a trupe fez os ensaios no Auditório Brasílio Itiberê, em anexo à SEEC.

“A Agência é fundamental para atender o mercado cultural que é muito sensível, de vagas temporárias e informais. Estamos trabalhando para mapear o mercado e criar políticas públicas que atendam a população”, pontuou Phablo Bozza, gestor da ATC.

TRABALHADORES – No mês de julho, a Agência do Trabalhador da Cultura promoveu o Cult Mut – 1° Mutirão da Empregabilidade Cultural do Paraná. Foram oferecidas mais de 200 vagas nas áreas de música, artes cênicas, audiovisual, publicidade, mercado editorial, cultura popular, eventos, artes visuais e moda, gerando grandes frutos para o futuro do setor.

Vitor Amaral, que cuida da iluminação do espetáculo, contou que conseguiu dois trabalhos como iluminador a partir do mutirão promovido pela ATC. Além da peça infantil, ele foi selecionado para trabalhar no show da banda de rock americana Foo Fighters, em setembro. “Eu levei o meu currículo e me inscrevi para vagas de iluminador e ator. Tinha vaga para várias funções. Por fim, consegui duas vagas para iluminador. Incluindo o show do Foo Fighters”, relatou.

Outra beneficiada pelo mutirão, Daniela Coraiola explicou que os artistas perdem muitas oportunidades de emprego por não saberem onde procurar. “Ter ações como o mutirão da ATC, que coloca os artistas em contato com os contratantes, é muito importante porque ajuda a gente a realmente achar essas oportunidades que às vezes estão perdidas por aí”, afirmou.

PEÇA – O espetáculo “Norman, Comedor de Livros” é um convite à leitura. Os personagens centrais são representados por insetos conhecidos como “traças de livros”. Norman, o personagem principal, vive a fase adolescente e questiona a vida monótona de sua família de só comer papel. Cansado de perguntas sem respostas, Norman decidiu construir uma aeronave e explorar o universo. Nesta viagem, o protagonista encontrou personagens em seu caminho como o lápis e letras do alfabeto.

O espetáculo fica até esta quinta-feira (31) em cartaz com apresentações gratuitas no Teatro Londrina, sessões às 9h30 e 14h30. Na sexta, a apresentação será no Teatro da Vila, no CIC, às 9h30 e às 14h30.

SOBRE A ATC – Criada em novembro de 2021, a Agência do Trabalhador da Cultura é o primeiro posto avançado da Agência do Trabalhador voltado exclusivamente para o setor cultural. Além de promover a intermediação de vagas, a plataforma oferece oportunidades de qualificação e linha de microcrédito da Fomento Paraná.

Serviço:

Agência do Trabalhador da Cultura

Rua Saldanha Marinho, 240 – Centro – Curitiba

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 9h às 17h

Telefone/WhatsApp: (41) 3321-4743

agenciacultura@secc.pr.gov.br

www.agenciadotrabalhadordacultura.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS

  • A
    A
    A
    A
    A
    A
    A
    A
    A
    A